Os tipos de produtos no WooCommerce

Os tipos de produtos no WooCommerce

Os tipos de produtos no WooCommerce atendem muito bem aos que desejam montar um negócio de comércio eletrônico.

A princípio, vale ressaltar que, se o seu site foi desenvolvido em WordPress e você tem um e-commerce, é quase certo que ele seja um WooCommerce. 

Graças a grande comunidade de usuários e desenvolvedores com WordPress, é possível adicionar novas funcionalidades ao plugin WooCommerce. Mas, se não encontrar o que procura, possivelmente poderá desenvolver o seu próprio plugin e dessa forma adaptar este sistema ao seu modelo de negócio e-commerce.

Atributos, categorias e tags para os produtos WooCommerce

Após concluir a configuração básica do WooCommerce (idioma, moeda, informações de faturamento e tudo o mais), o próximo passo a seguir é adicionar seus produtos à sua loja.  

Mas, antes de mais nada, vamos compreender o funcionamento das categorias, tags e atributos de produtos WooCommerce.

Categorias de Produtos

Como o próprio nome diz, categoria de produtos agrupa os itens com características semelhantes.

Você pode criar e editar as categorias e tags para produtos, postagens em Blogs ou Páginas no WordPress a qualquer momento, assim como fazer subcategorias.

Caso comercialize produtos de papelaria tais como Cadernos, Estojos, Álbuns etc, um exemplo de subcategoria de cadernos, poderia ser o tamanho e os diversos tipos de capa.

Tags ou Rótulos de produto

Os rótulos dos produtos são outra forma de relacioná-los entre si, combinando-os com as categorias.

Tags – Em inglês (a maioria das palavras na linguagem da internet são originadas do inglês) significa etiqueta, rótulo. As tags são etiquetas que não aparecem na tela do computador, mas que servem para orientar a busca.

Ao contrário das categorias, não há hierarquia nas tags, portanto, não existem “subtags”.

Se os cadernos do exemplo tiverem diferentes materiais na capa, como Kraft, fibra ou papel reciclado, você poderia inserir como tags as palavras kraft, fibra e reciclado nos produtos que se utilizam desses materiais na capa. Dessa forma, você filtraria com maior precisão os produtos do seu site.

Atributos

Uma terceira forma muito importante de agrupar produtos é usar atributos.

Ainda usando como exemplo o caderno, você poderá configurá-lo, por exemplo, quanto a decoração da capa e o atributo que nomeia esse detalhe.

Os atributos são obrigatórios no caso de produtos do tipo “produtos variáveis “e iremos nos aprofundar neste tema mais adiante.

Tipos de produto padrão no WooCommerce

O WooCommerce oferece um conjunto de tipos de produtos, sendo que cada um possui sua própria configuração.

Índice

– Produto simples

Esse é o tipo mais comum e fácil de entender, já que se trata de um produto físico e independente. O exemplo mais prático de um produto simples seria um livro.

O produto simples no WooCommerce é um dos mais fáceis de configurar, basta adicionar informações tais como preço, SKU, detalhes de estoque e gerenciamento de envio.

– Grupo de Produtos

É um grupo de Produtos Simples e portanto, agrupados para formar um conjunto.

Continuando no ramo da papelaria como exemplo, o seu e-commerce poderia oferecer como opção de compra, uma cesta de produtos com 2 tipos de cadernos, 10 lápis e 1 álbum.

Resumindo, no conjunto que tomamos como modelo, o cliente poderia escolher a cesta com todos os produtos ou apenas um dos seus itens, por exemplo, o álbum.

– Produto virtual e / ou para download

Como o próprio nome diz, não é um produto físico.

Neste caso, definir e configurar um produto virtual é um processo simples, onde você não precisa se preocupar com detalhes como dimensões e peso do produto, que são necessários para indicar o custo da entrega ou frete.

Exemplo de produto virtual pode ser um livro eletrônico (e-book) ou a oferta de mão de obra para serviços como o de eletricista ou encanador.

Para cadastrar um produto virtual, você deve escolher o tipo Produto Simples. Se for um produto para download, como o exemplo o e-book, selecione a opção Virtual “Para download“, adicionando uma URL específica para download.

Como Inserir um Produto Variável

– Produto Variável

Este tipo permite adicionar variações ao mesmo produto, a fim de criar um produto complexo e variável. Cada variação do produto pode ter seu próprio preço, SKU, estoque disponível, preço, grades, etc.

Por exemplo: um bloco como lembrancinha de festa infantil, com diferentes tipos de meninos na capa, tais como um menino oriental, um menino preto e um menino branco.

Ao mencionar o produto, para criar as diferentes variações, deve-se configurar o (s) atributo (s), bem como definir valores para cada um deles.

O número de variações dependerá da quantidade de atributos, que no caso do nosso exemplo e como mostra a figura acima, o atributo é apenas um – “raça“.

Você configura e gerencia independentemente cada descrição, foto, estoque, preço, etc.

Acredite que não é tão complicado assim, basta um pouco de atenção e treino. No entanto, se quiser maior esclarecimento, entre em contato que o ajudaremos nessa tarefa.

Você pode ser um Revendedor no WooCommerce

– Produto Externo / Afiliado

Há também os casos de “revenda” de produtos. Este tipo de comercialização no seu e-Commerce redirecionará os clientes para a URL de destino que você especificar.

Neste caso, você não precisa adicionar dados específicos do produto, já que não é o proprietário da mercadoria, mas apenas o revendedor da mesma.

Exemplo – Você decide por ser um revendedor dos produtos da ong APOIE.

Dessa forma, toda vez que um cliente fizer uma compra na APOIE e que tenha sido redirecionada pelo seu site, a ong pagaria para você a porcentagem acordada sobre a venda.

Outros tipos de produtos WooCommerce

Além desses tipos de produto padrão, você pode adicionar outros usando plug-ins específicos. Pode também desenvolver um tipo singular e de acordo com a sua necessidade.

Alguns exemplos de Plug-ins específicos mais comuns :

•        Produto de assinatura: Gerencie produtos de assinatura de forma eficaz com opções de pagamento recorrente e muito mais. Depois de instalar o plug-in no WooCommerce para assinaturas, você poderá designar dois tipos de produtos: Assinaturas simples e Assinaturas variáveis.

•        Produto que pode ser reservado: Plug-ins como WooCommerce Bookings ajudarão nisso, definindo inclusive os horários disponíveis para as reservas de um modo geral. Essa é uma ótima opção para aluguéis, reservas de hospedagem, compromissos ou eventos.

•        Produto para membros: O plugin WooCommerce para membros ajudará a vender associações como um tipo de produto, além de fornecer acesso restrito aos diferentes níveis de associação.

Você também poderá combiná-lo com o Produto de assinatura e adicionar alguns recursos interessantes como, por exemplo, pagamentos recorrentes.

•        Pacotes de produtos WooCommerce: Com eles você cria pacotes de produtos em seu e-Commerce com mais recursos de personalização. Poderá também incluir qualquer tipo de produto, exceto os agrupados e externos.

Antes de mais nada, saiba que este plugin de agrupamento de produtos é uma estratégia de marketing muito eficaz.

•        Leilões: O plugin de leilão cria esse tipo de produto personalizado, onde você pode adicionar detalhes como horários de início e término do evento, incrementos de ofertas e muito mais.

Conclusão

Se o seu site for um WordPress, o WooCommerce é uma excelente solução para o seu e-commerce.

Por outro lado, se você precisar de um “algo mais”, pode contar com os plug-ins oficiais do WooCommerce, como assinatura, associações, leilões, etc.

Enfim, se o seu negócio de comércio eletrônico exige mais opções, o WooCommerce disponibiliza ferramentas para a sua necessidade e a Huuguu.com é especializada em lojas virtuais com WooCommerce, confira nossos planos para lojas virtuais.

Obrigada pela leitura e até o próximo post.

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Sobre Calixto

CalixtoOlá! Sou Hugo Calixto, Programador WEB e Profissional de SEO desde 2017.

Sou natural do Rio de Janeiro e vivo em São Paulo e Madrid.

O que faço: Desenvolvo Sites Personalizados (com ou sem Wordpress), Administro Servidores e sou Especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

E o que mais gosto no meu trabalho é : "Ajudar as pessoas" e "Experimentar de tudo" e "usar o que aprendo para poder fazer coisas novas".

Ah! Se precisar de ajuda, não excite, chama o Hugo Calixto.

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